Autor

Arquivo do blogue

.

Estudo realizado pela UALG

O motivo que este Governo alega para as duras restrições que rege a portaria 143/2009 referente ao PNSACV é o excesso de praticantes da pesca lúdica ou o perigo de esgotamento dos recursos marinhos, nomeadamente a pesca aos Sargos.

Segundo um estudo recentemente realizado, pelo Grupo de Investigação Pesqueira Costeira da Universidade do Algarve sobre pesca de costa entre 2006/2008, em toda a costa sul de Portugal entre Vila Real de Santo António e Sines numa extensão total de 250km, revela que "em termos gerais, as capturas estimadas (excluindo as rejeições) da pesca recreativa de costa apenas representam 0,5% dos desembarques oficiais da pesca comercial, relativamente às espécies consideradas para a área de estudo."

Decerto que este governo nem as restantes entidades tiveram em conta este estudo!!

Podem ler este estudo AQUI e tirar as vossas próprias conclusões.

Um abraço

6 comentários

Pedro batalha 10/02/09, 20:07

Boas Américo
Nem se esperava outra coisa.....0,5%

Só o legislador é que se deve ter baseado em estudos irrealistas.
Esperemos que a situação mude, até lá eu até perdi a vontade de pescar....

Abraço

Anónimo

Não quero que interpretem mal o que vou dizer a seguir, até porque não aprovo as restrições agora impostas à pesca lúdica no PNSACV.
Quando lemos um estudo, não podemos realçar apenas as conclusões que nos interessam. Ora o trabalho da Universidade do Algarve também diz que a captura estimada de sargo pela pesca recreativa é de 82,5 toneladas entre Agosto de 2006 e Julho de 2007. Na minha opinião, este valor, a ser correcto, mostra que o impacto de pesca lúdica nos stocks de sargo não é negligenciável. Talvez por isso faça algum sentido criar um período de defeso para o sargo. O que não faz sentido nenhum é excluir a pesca comercial da obrigação de cumprir esse defeso.

Cumprimentos,
Mário Pinho

Américo Neves 13/02/09, 13:32

Boas Redro

"Só o legislador é que se deve ter baseado em estudos irrealistas."

Realmente, outra coisa não era de se esperar, mas vamos dar ao tempo, pode ser que reconheçam o erro e redigam.

Um abraço

Américo Neves 13/02/09, 13:35

Boas Mário Pinho

"Ora o trabalho da Universidade do Algarve também diz que a captura estimada de sargo pela pesca recreativa é de 82,5 toneladas entre Agosto de 2006 e Julho de 2007"

De facto não se pode neglicenciar, mas façam para todos, mas o protesto não é só baseado neste ponto, existem mais pontos que também estão errados e elaborados sem fundamento nenhum.

Um abraço

Anónimo

... existem mais pontos que também estão errados e elaborados sem fundamento nenhum."

Sem dúvida, Américo Neves. Estou totalmente solidário com a manifestação de domingo. Esperemos que a mensagem chegue a S. Bento e ao conhecimento dos responsáveis pelas aberrações legislativas.

Abraço,
Mário Pinho

Américo Neves 13/02/09, 21:58

Boas Mário

"Esperemos que a mensagem chegue a S. Bento e ao conhecimento dos responsáveis pelas aberrações legislativas."

Exactamente, o objectivo é mesmo esse, errar é humano, vamos lá ver se existe algum(humano) naquele governo.

Um abraço