Autor

Arquivo do blogue

O Argolão

O objectivo deste adereço é basicamente igual a de um cesto que se usa para recuperar um sargo, dourada, etc, mas tem uma diferença, um cesto quando desce pela seda abaixo e chega à água, é necessário que o peixe entre dentro e só ai puxamos a corda e recuperamos o peixe, com o argolão não, ao descer pela seda abaixo entra directamente na cabeça do safio na posição que desce e sendo um peixe de garro facilita a passagem entre .....

As minhas bóias

Já há algum tempo que andava a magicar como começar a construir bóias tipo peão para a pesca e enquanto não arranjei um bocadinho para me puder debruçar a sério sobre o assunto, não descansei!Como tal pus mãos à obra e começei por procurar em casas de materiais de bricolage o que era indispensável para elaborar as bóias e que o custo final não fosse demasiado dispendioso, em comparação com as bóias que se adquire em lojas de pesca.

Cesto(em processo)

Construção de um cesto para recuperação do pescado em certas situações......

Sargos da páscoa

Ontem, como foi feriado tinha combinado uma pesca com o meu companheiro Roger(baba bubs) para o barlavento algarvio. De manhã pelas quatro da madrugada fui apanhá-lo a casa e de seguida partimos. Sobre as condições, a única certeza que tinhamos era que o vento iria soprar um bocado, tanto a norte como a sul e que o mar a sul estava parado.


Pelo caminho fomos falando para decidir qual a melhor escolha para pescar e á chegada a Sagres, verificámos que realmente o mar a sul estava mesmo de rastos e fomos espreitar ao cabo, parecia que mexia um bocado, mas não muito, o vento esse também era pouco e como tal, mal por mal decidimos ficar nas paredes do cabo.



Ainda de madrugada fomos montando o arsenal de guerra e assim que começou a clariar, começámos a pescar.
O peixe foi picando aos poucos e por vezes lá ficava um, o que ao menos deu para compensar o dia.
Mais tarde apareceram uns conterrãneos que se juntaram a nós, vindos de outro pesqueiro onde o peixe nem se anunciou, como tal também armaram o arsenal e tiraram uns peixes bons.

A minha pesca


A do Roger

A pesca até nem foi má, podia ter sido melhor, simplesmente deixámos de pescar porque vimos algo na água que mais tarde veio a confirmar-se (aqui)e que nos fez perder a vontade de ali estar à pesca.
Porém resolvemos ir comer uma moreia que foi para confraternizar um bocado.

Um abraço e até à próxima.