Autor

Arquivo do blogue

.

As minhas bóias

Já há algum tempo que andava a magicar como começar a construir bóias tipo peão para a pesca e enquanto não arranjei um bocadinho para me puder debruçar a sério sobre o assunto, não descansei!
Como tal pus mãos à obra e começei por procurar em casas de materiais de bricolage o que era indispensável para elaborar as bóias e que o custo final não fosse demasiado dispendioso, em comparação com as bóias que se adquire em lojas de pesca.
Depois de muito reflectir, cheguei a um consenso sobre os componentes necessários e são eles:

*rolos de espuma de polietileno;
*folha de lixa grossa;
*folha de lixa fina;
*tubo com diâmetro de 4mm,com furação interior;
*cola própria para polietileno;
*spray de côr branca resistente à agua;
*spray de côr vermelha fluorescente, resistente à agua;




Para começar deve-se possuir um berbequim e fixá-lo num torno de bancada de maneira que se possa trabalhar em segurança, depois cortar um bocado do rolo de espuma e furá-lo no meio em todo o seu comprimento e fixá-lo convenientemente num varão roscado de 4mm, que depois é preso ao berbequim, ligar o mesmo e com a lixa grossa, ir desbastando no sentido contrário à rotação até criar a forma desejada, depois da forma estar concluída, passar com a lixa fina para aperfeiçoar as partes mais rugosas.



Um vez feita a bóia, pintar uma de mão com spray branco e depois aplicar a segunda mão com spray vermelho fluorescente.(deixar secar)



Depois da tinta seca, cortar um bocado de tubo, (aconselho aquele branco que está no interior do cabo coaxial para a televisão) aplicar a cola e introduzir no buraco já feito na bóia pelo varão.




Deixar secar durante dois para que solidifique adequadamente, cortar os excessos do tubo et voilá, o resultado final.




Um abraço

6 comentários

PêJotaFixe 12/04/10, 14:04

Amigo Américo,
Muito boas as boias! Na 2ª foto a boia da direita é muito bojuda em baixo para pescar ao Sargo. É boa para pescar à liça.

Abraço e saudações piscatórias

Américo Neves 12/04/10, 23:01

Boas Marafado

Obrigado. De facto essa bóia fiz de propósito para as paredes do cabo, para aqueles dias em que é preciso levar com um chumbo de 80 pra cima!
Às outras, já fiz o teste no outro dia e portaram-se lindamente e como tal são mais uns eures que se poupa. Há que ir improvisando.

Um abraço

Anónimo

bom dia amigo
mais qual cola vc usou?
pq nao encontrei no mercado cola pra polietileno?

abs

Américo Neves 31/01/12, 22:06

Boas companheiro

Usei a cola que se encontra neste link: http://www.uhu.pt/produtos/colas-para-maquetas-modelismo-e-plasticos/detail/uhu-por-cola-para-esferovite.html?no_cache=1&step=0

Um abraço

Monstru Pesca - Paixão pela Pesca Desportiva 31/05/14, 09:45

Boas caro pescador, adorei a sua ideia mas fiquei com uma dúvida que me impede de copiá-lo. É que não encontro esses ditos rolos de espuma. Onde encontrou os seus? O mais parecido que encontrei foram aqueles que se vendem nas casas de desporto (DECATLON) para os miudos enrolarem sobre eles para nadarem, mas a espuma é pouco densa e impede que se trabalhe nela.
Abraço .
Helder Teixeira . monstru.neg@gmail.com

Américo Neves 31/05/14, 11:53

Boas

É mesmo com esses que eu fiz, apesar de não ser uma espuma muita rija, com jeito consegue-se fazer, com alguma paciência.

Cumprimentos