Autor

Arquivo do blogue

.

O Argolão

Pois é, como ando com saudades de ir fazer umas pescas ao peixe de garro e uma vez que foi nesta vertente que começei a ter o meu primeiro contacto com uma cana de pesca, decidi fazer um acessório muito útil que ajuda a puxar aqueles barrotes com mais de dois quilos para cima. Sim, porque para quem não faz ideia de como este tipo de pesca se pratica, imagine o que é estar a pesca duma altura considerável e tiver o "azar" de engatar um barrote na casa dos oito quilos, de certeza que a puxar o sedelão à mão para cima vai custar bastante e com este adereço, a tarefa fica muito mais facilitada.

O objectivo deste adereço é basicamente igual a de um cesto que se usa para recuperar um sargo, dourada, etc, mas tem uma diferença,  um cesto quando desce pela seda abaixo e chega à água, é necessário que o peixe entre dentro e só ai puxamos a corda e recuperamos o peixe, com o argolão não, ao descer pela seda abaixo entra directamente na cabeça do safio na posição que desce e sendo um peixe de garro facilita a passagem entre os quatro espigões que estão direccionados ao centro e impede que o mesmo saia na direcção contrária espetando-os na cabeça do safio e ai toca de puxar a corda e recuperá-lo.





Para fazer este acessório não é preciso gastar muitos
aéreos, basta conseguir arranjar ferro de obra de 6mm e um bocado de uma vareta em aço de 4mm e depois é meter mãos à obra.


É necessário também ter alguns conhecimentos de
soldadura, pois não é fácil se nunca soldou, conseguir efectuar este trabalho sem ferir a vista com o clarão do eléctrodo, por isso é aconselhável pedir ajuda a entendidos na matéria.



Medidas:
4 varas de ferro 6mm com 28cm
1 circulo de ferro 6mm com 24cm de diâmetro
1 circulo de ferro 6mm com 6cm de diâmetro
4 varas de aço de 4mm com 10cm
2 peças em chapa para fechar o argolão



Existe a opção de fazer isto tudo em inox, mas ai o custo também será mais elevado em relação a este. Por fim, é aconselhável dar um tratamento de zinco principalmente nas soldaduras e pintar o argolão com uma tinta que seja à prova de àgua salgada e voilááááááááá´!!!




Existem outros tipos de argolão que até dão para ajudar a tirar peixes de escama de grande porte, mas este é somente para o safio.


Um abraço

6 comentários

Fernando Encarnação 07/12/09, 09:17

Boas Neves.

Argolão?

Estranho nome, nós chamamos-lhe GATA, um auxilio ao pescador que mais se enquadra num instrumento de tortura do tempo do Tomaz de Torquemada...

Sim é verdadeiramente indispensável para quem ambiciona capturar grandes exemplares com o mar mais mexido ou em locais de difícil ou impossível acesso.

Tendo a mais valia de causar uma maior segurança ao pescador.

Se está ou não enquadrado nos instrumentos auxiliares talvez, pois trata-se de um instrumento auxiliar para levantar ou recuperar o exemplar que já está capturado.

Se já conheces vê esta articulada:

http://oceanusatlanticus.
blogspot.com/2008/01/gata.html

Parabéns e abraço.

Américo Neves 07/12/09, 13:45

Boas Fernando

Aqui na minha zona é esse o nome que atribuimos e pelo qual é conhecido desde que lembro de pescar ao safio, também já tinha ouvido falar de "gata", mas só aqui na net.

É na minha opinião e perante a lei um instrumento auxiliar, uma vez que não faz directamente a captura do peixe, mas só auxilia na recuperação.

A ver se prá semana consigo dar uso à peça, para depois tirar uma foto.

Ps:Não consegui visualizar esse link Fernando, diz que essa página não existe.

Um abraço dos Algarves

PêJotaFixe 09/12/09, 16:17

Amigo Américo,
"Gata" é o nome pelo qual conheço esse "cesto" para o peixe de garro (safio e moreia). Normalmente são feitos em aço inox e os bicos dobrados em forma de anzol.
O "Argolão" ou "Arganel" é utilizado na arte do Aparelho para retirar a madre debaixo das pedras (solapas).

Abraço e saudações piscatórias

Américo Neves 09/12/09, 19:03

Boas Paulo

Não digo o contrário, mas donde sou natural(Carvoeiro) o nome que sempre ouvi chamar a este utensilio foi "argolão" e tenho amigos pescadores de Lagoa que também só conhecem por esse nome.
É a mesma história com o cesto tradicional, há quem lhe chame "rabeca", nome esse que de certeza muita gente no barlavento algarvio nunca ouviu!!
O que interessa é que se me aparecer algum magano daqueles com alguns quilitos, eu logo te digo se é o Argolão ou a Gata que lhe vai direito á cachola!!


Um abraço

Fernando Encarnação 16/12/09, 12:57

http://oceanusatlanticus.blogspot.com/2008/01/gata.html

O link estava bem, mas foi separado, tenta agora.

;)

Américo Neves 16/12/09, 13:02

Boas Fernando

Agora sim, já dá para ver e de factro esse em inox é melhor.

um abraço