Autor

Arquivo do blogue

O Argolão

O objectivo deste adereço é basicamente igual a de um cesto que se usa para recuperar um sargo, dourada, etc, mas tem uma diferença, um cesto quando desce pela seda abaixo e chega à água, é necessário que o peixe entre dentro e só ai puxamos a corda e recuperamos o peixe, com o argolão não, ao descer pela seda abaixo entra directamente na cabeça do safio na posição que desce e sendo um peixe de garro facilita a passagem entre .....

As minhas bóias

Já há algum tempo que andava a magicar como começar a construir bóias tipo peão para a pesca e enquanto não arranjei um bocadinho para me puder debruçar a sério sobre o assunto, não descansei!Como tal pus mãos à obra e começei por procurar em casas de materiais de bricolage o que era indispensável para elaborar as bóias e que o custo final não fosse demasiado dispendioso, em comparação com as bóias que se adquire em lojas de pesca.

Cesto(em processo)

Construção de um cesto para recuperação do pescado em certas situações......

Voluntários vão limpar Sagres desde a Fortaleza até à Baía da Armação Nova

No âmbito do da iniciativa “Perto dos Cidadãos para um Desenvolvimento Económico Sustentável”, a Comissão Europeia (Representação em Portugal) vai promover ações de limpeza dos pesqueiros lúdicos de Sagres, nos dias 7 e 8 de julho.

O objetivo é limpar e recolher o lixo existente nestes pesqueiros tradicionais, desde a Fortaleza até à Baía da Armação Nova, bem como chamar a atenção para a necessidade de preservar o património ambiental e cultural de Sagres.

Garrafas de plástico e vidro, sacos de plástico, restos de linhas de pesca e caixas de isco em esferovite são alguns dos resíduos que resultam do uso dos pesqueiros na pesca lúdica e de algum turismo menos consciencioso. A operação será desenvolvida por várias dezenas de voluntários, alguns dos quais provenientes da Universidade do Algarve e de Organizações Não Governamentais dedicadas ao ambiente. As ações em falésias ou que impliquem escalada serão executadas pelos monitores.

O evento é aberto ao público. Os voluntários poderão preencher o formulário de inscrição (http://mtp.pt/ce/registo.php) ou no local (concentração às 9.30 horas, no Campo de Futebol de Sagres).

A limpeza dos pesqueiros lúdicos de Sagres tem o apoio de: Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Vila do Bispo, Suma, Junta de Freguesia de Sagres, Clube Recreativo Infante de Sagres, Memmo Baleeira Hotel, Orbitur Algarve, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, I.P, Centro Europe Direct do Algarve e Agência Portuguesa do Ambiente, I.P

Fonte:Região Sul