O objectivo deste adereço é basicamente igual a de um cesto que se usa para recuperar um sargo, dourada, etc, mas tem uma diferença, um cesto quando desce pela seda abaixo e chega à água, é necessário que o peixe entre dentro e só ai puxamos a corda e recuperamos o peixe, com o argolão não, ao descer pela seda abaixo entra directamente na cabeça do safio na posição que desce e sendo um peixe de garro facilita a passagem entre os quatro espigões que estão direccionados ao centro e impede que o mesmo saia na direcção contrária espetando-os na cabeça do safio e ai toca de puxar a corda e recuperá-lo.
Para fazer este acessório não é preciso gastar muitos
aéreos, basta conseguir arranjar ferro de obra de 6mm e um bocado de uma vareta em aço de 4mm e depois é meter mãos à obra.
soldadura, pois não é fácil se nunca soldou, conseguir efectuar este trabalho sem ferir a vista com o clarão do eléctrodo, por isso é aconselhável pedir ajuda a entendidos na matéria.
4 varas de ferro 6mm com 28cm
1 circulo de ferro 6mm com 24cm de diâmetro
1 circulo de ferro 6mm com 6cm de diâmetro
4 varas de aço de 4mm com 10cm
2 peças em chapa para fechar o argolão
Existe a opção de fazer isto tudo em inox, mas ai o custo também será mais elevado em relação a este. Por fim, é aconselhável dar um tratamento de zinco principalmente nas soldaduras e pintar o argolão com uma tinta que seja à prova de àgua salgada e voilááááááááá´!!!
Existem outros tipos de argolão que até dão para ajudar a tirar peixes de escama de grande porte, mas este é somente para o safio.
Um abraço
6 comentários
Boas Neves.
Argolão?
Estranho nome, nós chamamos-lhe GATA, um auxilio ao pescador que mais se enquadra num instrumento de tortura do tempo do Tomaz de Torquemada...
Sim é verdadeiramente indispensável para quem ambiciona capturar grandes exemplares com o mar mais mexido ou em locais de difícil ou impossível acesso.
Tendo a mais valia de causar uma maior segurança ao pescador.
Se está ou não enquadrado nos instrumentos auxiliares talvez, pois trata-se de um instrumento auxiliar para levantar ou recuperar o exemplar que já está capturado.
Se já conheces vê esta articulada:
http://oceanusatlanticus.
blogspot.com/2008/01/gata.html
Parabéns e abraço.
Boas Fernando
Aqui na minha zona é esse o nome que atribuimos e pelo qual é conhecido desde que lembro de pescar ao safio, também já tinha ouvido falar de "gata", mas só aqui na net.
É na minha opinião e perante a lei um instrumento auxiliar, uma vez que não faz directamente a captura do peixe, mas só auxilia na recuperação.
A ver se prá semana consigo dar uso à peça, para depois tirar uma foto.
Ps:Não consegui visualizar esse link Fernando, diz que essa página não existe.
Um abraço dos Algarves
Amigo Américo,
"Gata" é o nome pelo qual conheço esse "cesto" para o peixe de garro (safio e moreia). Normalmente são feitos em aço inox e os bicos dobrados em forma de anzol.
O "Argolão" ou "Arganel" é utilizado na arte do Aparelho para retirar a madre debaixo das pedras (solapas).
Abraço e saudações piscatórias
Boas Paulo
Não digo o contrário, mas donde sou natural(Carvoeiro) o nome que sempre ouvi chamar a este utensilio foi "argolão" e tenho amigos pescadores de Lagoa que também só conhecem por esse nome.
É a mesma história com o cesto tradicional, há quem lhe chame "rabeca", nome esse que de certeza muita gente no barlavento algarvio nunca ouviu!!
O que interessa é que se me aparecer algum magano daqueles com alguns quilitos, eu logo te digo se é o Argolão ou a Gata que lhe vai direito á cachola!!
Um abraço
http://oceanusatlanticus.blogspot.com/2008/01/gata.html
O link estava bem, mas foi separado, tenta agora.
;)
Boas Fernando
Agora sim, já dá para ver e de factro esse em inox é melhor.
um abraço
Enviar um comentário